Menu


Informações

Alunos criam startups como conclusão do Curso Técnico em Informática

17/12/2020 (Publicado há mais de 3 meses)

A criação das startups Suplight e Ageduc foi o coroamento do aprendizado dos alunos do 3º Ano do Curso Técnico em Informática do Colégio Concórdia de São Leopoldo. Ambas foram o tema da banca para a conclusão do curso, que foi realizada em formato digital no dia 07 de dezembro.

 

Segundo Tiago Kautzmann, coordenador do Curso de Informática, os trabalhos apresentados na banca foram resultado das atividades desenvolvidas em todas as disciplinas do último ano do curso. “Nas disciplinas com foco em organização de empresas e empreendedorismo, os alunos aprendem a criar uma empresa, desde sua concepção até o desenvolvimento do plano de negócio”, explica. Já nas disciplinas técnicas de programação de computadores, desenvolvem os softwares que são utilizados ou como ferramentas de apoio à empresa, ou como produtos finais da empresa - quando a empresa funciona como uma startup de software. “Neste ano, as empresas são startups de software”, aponta.

 

Banca

Divididos em dois grupos, os alunos apresentaram os esforços de um ano de trabalho. A orientação foi dos professores Daniela Fabiane von Mühlen de Borba e Gerson Alves Silveira. A banca de avaliadores foi formada pelo professor e profissional de TI Luiz Pereira de Souza Filho, pelo professor e especialista em finanças Marcos Luz, pela empreendedora digital e coach Juliana Emer, pelo empresário Tobias Wagner e pelo professor Fabian Viegas. “Sempre convidamos profissionais da área da Tecnologia da Informação, empresários, empreendedores digitais e especialistas em negócios, pois sua visão sobre o mercado de trabalho contribui para estimular os alunos na escolha da sua futura profissão”, ressalta.

 

Empresas criadas

A Suplight desenvolve um aplicativo que funciona como um marketplace de venda de produtos classificados como zero, naturais e fit. O aplicativo também disponibiliza o serviço de planejamento alimentar. A empresa foi desenvolvida pelos alunos Gabriel Ferreira Coelho, Gustav Hahner Martins, José Alexandre Gonçalves Júnior, Pedro Ferreira Coelho e Théo Rossetto Allenbrandt.

 

A Ageduc, por sua vez, desenvolve um software de gestão escolar, que busca viabilizar o relacionamento digital entre escola, professores, pais e alunos. A empresa foi desenvolvida pelos alunos Gustavo Valadas Oliveira, João Pedro Galvão, Kamilly Peixoto de Andrade, Larissa Abu Dheiba Klain Ribeiro e Willian Silveira da Rosa.

 

Sobre o Curso Técnico em Informática

Visa formar profissionais para atuar no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação. O foco do curso é a área de desenvolvimento de softwares para aplicação em Sistemas Operacionais, World Wide Web, dispositivos móveis e qualquer outro dispositivo controlado por software. O aluno também poderá atuar com administração e suporte a banco de dados, suporte técnico de usuários e de processos em TI.

O curso também é aberto para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja ingressar rapidamente no mercado de TI. As aulas têm abordagem prática, com professores experientes em suas áreas de atuação e com formação pedagógica.

Parcerias com empresas de Tecnologia da região do Vale do Sinos permitem o encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho. Um exemplo é o apoio do Parque Tecnológico TECNOSINOS, em São Leopoldo, que possui mais de 100 empresas tecnológicas e inúmeras oportunidades de atuação profissional.

Redaçao: Imprensa Colégio Concórdia | Senha Comunicação Integrada