Menu


Informações

Confira as dicas para estudar em casa

13/4/2020 (Publicado há mais de 6 meses)

 

 

A equipe escolar do Colégio Concórdia está atenta para as necessidades de alunos e pais neste período de isolamento social, pois vem impactando nas rotinas de todos e que mobiliza a atenção das famílias em como apoiar os filhos e filhas na realização das atividades em casa.

Por isto, foram elaboradas algumas dicas que podem ser úteis

1 -  A rotina é fundamental para as crianças, pois estrutura sua concepção de mundo e auxilia no processo de desenvolvimento. Mas agora que a rotina mudou, o que fazer? É importante que cada família redefina sua programação diária/semanal, organizando junto com a criança, por exemplo, as atividades de estudo, lúdicas e rotineiras.

Ou seja, definir tempos para cada ação do dia da criança. E isto vale para todas as idades, dos “pequenos aos grandes”: tempo de realizar as atividades da escola; tempo livre; tempo para tarefas da rotina de casa, como organizar o quarto/brinquedos, guardar os próprios pertences, dentre outros cuidados.

Lembrando que, tudo isso, de acordo com a nova rotina da família. É importante conversar com as

crianças, explicando que elas estão em casa por uma questão de segurança e de saúde.

 

2 - Contar com um ambiente organizado e propício para o aprendizado: que tal definir um local da casa para a realização das atividades da escola?

Lembre-se que este lugar deve ser iluminado, arejado e que não tenha muito barulho ou distrações ao redor, caso contrário, a criança pode não conseguir se concentrar.

 

3 - Definir horários flexíveis - mas não relaxados. Como a maioria das famílias segue em regime home office, é necessário combinar com a criança quando e como será o tempo para a realização das atividades da escola, auxiliando-a nessa gestão de tempo.

 

4 - Conversar com a criança sobre as atividades realizadas e revisar tarefas concluídas são algumas funções importantes dos adultos que acompanham a criança em casa. Ajudá-la no envio de uma mensagem para os professores (pode ser por e-mail ou no classroom), fazendo o registro de suas dúvidas para que eles possam auxiliá-la no que for necessário é uma ação fundamental neste momento!

 

5 - Vamos fazer deste período uma oportunidade de cultivar o senso de responsabilidade e o hábito de estudo nas crianças?

Uma dica que sabemos já fazer parte desta nova rotina de algumas famílias é a seguinte:

imprimir o cronograma de atividades domiciliares, deixá-lo em local visível e definir o que a criança deve

realizar em cada momento, deixando que ela mesma assinale ao lado de cada tarefa cumprida!

 

Importante lembrar que a equipe está à disposição para auxiliar no que for preciso.

Seguem os contatos:

Coordenação Pedagógica Manhã (cpmanha@concordiasl.com.br)

Coordenação Pedagógica Tarde (cptarde@concordiasl.com.br)

Orientação Educacional (orientacao@concordiasl.com.br)

Psicologia Escolar (psicologia@concordiasl.com.br