Menu


Informações

História do Colégio Luterano Concórdia

A história do Colégio Luterano Concórdia de São Leopoldo (CLC/SL) teve início no ano de 1959, quando a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) resolveu construir uma unidade para abrigar o que, naquela época, se chamava Pré-Seminário, com os cursos Ginasial (hoje 6º ao 9º ano do EF) e Colegial (hoje EM), ambos preparatórios para a Faculdade de Teologia da Igreja. A construção dessa unidade teve início em 1966 e a sua inauguração ocorreu em 1969.

No ano de 1980, com a implantação do Curso de Magistério e da Escola de Aplicação, efetuou-se a adequação do Colégio para o seu formato atual, a saber: uma escola de educação básica e de formação profissional aberta à comunidade em geral.

Nossa Filosofia

O CLC/SL é uma instituição de ensino que se fundamenta nos princípios cristãos. Como tal, adota a bíblia como fonte norteadora das suas ações pedagógicas e administrativas e entende que o universo é resultado da ação criadora do Deus Triúno Pai, Filho e Espírito Santo. O ser humano é visto como criatura livre, responsável pela administração dos seus dons e que necessita do processo educacional tanto na sua preparação para a vida neste mundo, como para dotá-lo da perspectiva da vida eterna.

Objetivos Pedagógicos

A proposta pedagógica do CLC/SL é permeada pela intenção de Educar para a Vida em dois sentidos, isto é:

1 - Educar para a vida aqui e agora, promovendo a formação intelectual, física, emocional, moral e social como base para a preparação para o mundo do trabalho. Saber, Fazer e Ser. Essa é a tríade que norteia a proposta pedagógica, a qual tem por objetivo formar cidadãos autoconfiantes, autônomos e íntegros, que encontrem o seu espaço na sociedade, respeitem o próximo, sejam livres de quaisquer preconceitos e contribuam para o crescimento do país. Para alcançar esses objetivos o CLC/SL trabalha os diversos saberes de forma contextualizada, entendendo a escola como um espaço onde não apenas se absorve, mas, principalmente, se constrói e elabora conhecimentos. (Regimento Escolar, Artigos 1 e 2).

2 - Educar para a Vida Eterna, a Vida plena com Deus, através da formação espiritual. Para atingir esse objetivo se oportuniza aos alunos o conhecimento dos princípios cristãos referentes à existência espiritual do ser humano, sem, contudo, exigir dos educandos a crença nesses princípios. Sujeitar-se ao estudo dos mesmos é algo com o qual o aluno / família compromete-se ao ingressar na escola. Crer neles, entretanto, é decisão de caráter pessoal, sobre a qual a ação pedagógica do Colégio não tem interferência.

O Colégio Luterano Concórdia de São Leopoldo agradece a todos os seus alunos e respectivas famílias pela confiança depositada no seu trabalho, o qual é realizado com a certeza de que “se o senhor quiser, não só viveremos, como também faremos tudo o que planejamos.” (Tiago 4.15).

Mantenedora do Centro Educacional Concórdia

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) é a Mantenedora do Centro Educacional Concórdia de São Leopoldo (CEC/SL), instituição esta onde se localizam o Seminário Concórdia, que é a Faculdade de Teologia da Igreja, e o Colégio Luterano Concórdia. A IELB se faz presente no trabalho do CEC/SL através de um Conselho Administrativo, o qual administra tanto a Faculdade quanto o Colégio, tendo como finalidade dar suporte permanente às equipes diretivas dessas instituições de ensino, as quais executam as ações administrativas e pedagógicas necessárias ao alcance dos objetivos institucionais.

A IELB iniciou seus trabalhos no Brasil no ano de 1900, através do pastor Christian J. Broders, um missionário da Igreja Luterana – Sínodo de Missouri, enviado dos Estados Unidos para atender luteranos vindos da Alemanha e que estavam sem atendimento espiritual. No dia 1º de julho de 1900 foi fundada a primeira congregação da IELB, a Comunidade Evangélica Luterana São João, no atual município de Morro Redondo, RS.

A partir do Rio Grande do Sul a IELB espalhou-se pelo Brasil, chegando a todos os estados brasileiros. O lema permanente da IELB é “CRISTO PARA TODOS”. Ele revela o que a igreja quer ser e fazer na condição de instrumento de Deus. As declarações de direção da IELB foram definidas a partir desse lema, a saber: