Menu


A quem se destina:

Este nível de ensino destina-se aos alunos que concluíram o Ensino Fundamental.

Caracterização:

Inseridos na faixa etária que o Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE) caracteriza como ‘juventude’, os alunos do Ensino Médio regular, via de regra, têm em comum a ansiedade em relação ao futuro, a necessidade de se fazer ouvir e a valorização da sociabilidade.

Por estar inserido nesta fase de transição, onde a infância ficou para trás e a vida adulta ainda está por vir, é natural que a inconformidade com o presente se manifeste de forma mais intensa. Saber lidar com essa inconformidade e com as diferentes formas como ela se manifesta é papel fundamental da escola. Oportunizar a experimentação contribui para que o aluno do Ensino Médio vá “se descobrindo” ao logo da jornada escolar que precede o ensino superior, onde a formação estará focada na capacitação técnica para “aquilo que ele quer ser”, em termos profissionais, na vida adulta.

O trabalho como princípio educativo, a pesquisa como princípio pedagógico, os direitos humanos como princípio norteador e a sustentabilidade como meta universal, conforme proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, são elementos que permeiam a proposta pedagógica do Colégio Concórdia para o Ensino Médio, o qual tem nos princípios cristãos a diretriz maior para todas as suas ações enquanto escola, especialmente no que diz respeito à formação de valores.

Organização:

O Ensino Médio está estruturado da seguinte forma:

1º Ano do Ensino Médio.
2º Ano do Ensino Médio.
3º Ano do Ensino Médio.

Horário de funcionamento:

As aulas regulares das turmas do Ensino Médio ocorrem no turno da manhã, no horário das 07h15min às 12h10min.

Destaques:

Para ampliar as possibilidades de aprendizagem, de desenvolvimento de habilidades e de formação de valores, estão inseridos no currículo Ensino Religioso, Produção Textual e, além do Inglês, o Espanhol.

Igualmente importante é a ênfase dada à pesquisa. Presente nas ações pedagógicas desde a Educação Infantil, a pesquisa científica ganha destaque no Ensino Médio com a realização da Feira Regional de Iniciação Científica do Colégio Luterano Concórdia – FEICICC, a qual é também um espaço de classificação de trabalhos para feiras internacionais como a MOSTRATEC, de Novo Hamburgo, RS, e a CIENTEC, de Lima, Peru.

De forma extracurricular o Colégio oferece para os alunos deste nível de ensino as oficinas de Judô, Dança, Música Instrumental, Teatro e Iniciação Esportiva.

Recursos didáticos:

Para desenvolver o trabalho pedagógico diário os professores lançam mão de inúmeros recursos didáticos que vão desde materiais de sucata até aqueles disponíveis na biblioteca e nos laboratórios de matemática, arte, informática e educação científica e tecnológica.

Outro recurso didático importante é aquele disponibilizado pelo Sistema Positivo de Ensino, com quem o Colégio Concórdia é conveniado. Este material é composto pelos Livros Integrados e pelo Portal Positivo. Os livros impressos são produzidos de forma integrada com o Portal Positivo, onde são disponibilizadas ferramentas educacionais e recursos multimídia para todos os níveis de ensino, incluindo também o Projeto ENEM. Esta é uma importante ferramenta tecnológica que garante o apoio à pesquisa e ao aprendizado que todo aluno precisa. Com o www.portalpositivo.com.br, o Colégio Concórdia valoriza a modernidade e a agilidade de informação.